
A luxação é uma lesão caracterizada pelo deslocamento parcial ou completo de um ou mais ossos em uma articulação. Normalmente, tem origem traumática, em decorrência de acidentes e pancadas. Qualquer articulação do corpo pode sofrer luxação, mas ombros e dedos costumam ser as áreas mais afetadas.
CAUSAS
De maneira geral, a luxação ocorre como consequência de impactos, quedas, movimentos bruscos e traumatismos em geral. No entanto, também é possível ocorrer em pessoas com excesso de flexibilidade ou com doenças crônicas _ como alguns tipos de reumatismos, que progressivamente vão provocando o deslocamento dos ossos de suas posições normais.
Ombros são regiões instáveis e mais predispostas ao deslocamento do osso na articulação. Já os dedos, apesar de serem estruturas bastante estáveis, estão mais expostos devido ao uso das mãos para diversas atividades.
SINTOMAS
O principal sintoma da luxação é a dor. Também pode ocorrer deformidade no local da lesão e dificuldade para movimentar a articulação no membro afetado.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico de luxação é feito basicamente por meio de exame clínico e imagens de raio-x. Embora raro, por vezes outros exames podem ajudar na identificação da lesão (como tomografia e ressonância magnética).
TRATAMENTO
Na maioria dos casos, o tratamento consiste na redução da articulação luxada _ ou seja, recolocá-la em sua posição normal. A manobra de redução deve ser realizada por um médico especializado, pois fazê-lo de forma incorreta pode agravar a lesão e levar a fraturas, rupturas de músculos e tendões. Cada tipo de deslocamento tem um padrão diferente de tratamento e alguns casos determinam, inclusive, cirurgia.
COMPLICAÇÕES
Luxações podem vir acompanhadas de outros problemas, como exposição óssea, danos vasculares e neurológicos. Em casos extremos, podem levar a danos permanentes.
COMO PREVENIR
Evitar acidentes, executar movimentos esportivos de maneira correta, usar equipamentos de proteção em atividades arriscadas e manter um bom condicionamento físico são os principais cuidados para prevenir traumas e luxações.
NÃO CONFUNDA
É muito comum haver confusão entre os diversos termos que identificam as lesões. Entenda a diferença:
– Luxação: deslocamento do osso dentro da articulação;
– Fratura: é quando o osso quebra (fissura já é uma fratura, mas sem desvio ou incompleta);
– Entorse: distensão ou lesão dos ligamentos de uma articulação, sem deslocamento do osso;
– Contusão: lesão normalmente causada por impacto (pancada), sem rompimento da pele.